Agropecuária

Cidade de Alfredo Vasconcelos implanta projeto inovador com foco no agronegócio

Publicado dia 06/03/2021 às 17h42min | Atualizado dia 06/03/2021 às 19h13min
Evento reuniu prefeitos, vereadores, secretários de agricultura e representantes de diversas entidades.

A prefeitura de Alfredo Vasconcelos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, realizou na tarde da última sexta-feira, dia 5, mais uma etapa de implantação do Projeto ‘Centro Educacional, Experimental e Tecnológico Professor Luiz Carlos Pereira'. O evento aconteceu em dois ambientes: um no Ginásio Poliesportivo Leodário  Vicente, que contou com a presença de prefeitos de várias cidades da região, entre eles Willian Nunes (Senhora dos Remédios), Mayara Tafuri (Desterro do Melo), Fabinho (Caranaíba), Cici do Lêgo (Santana dos Montes). Também participaram diversos vereadores de cidades vizinhas, secretários de agricultura, assessores dos deputados Vilson da Fetaemg (estadual) e Pinheirinho (federal) e representantes de várias entidades como Emater, Copamig, Copasa, IMA, Instituto Federal Câmpus Barbacena, Polícia Militar e de diversas empresas.

Em um outro ambiente, no Jardim de Infância Irineu Bianchetti,  acontecia um encontro com produtores rurais, vereadores e secretários municipais, todos da cidade de Alfredo Vasconcelos, em um amplo debate com foco em colocar em prática o projeto.

A finalidade do Executivo Municipal com toda esta ação trabalhada em parceria é promover o desenvolvimento do setor agropecuário da cidade de Alfredo Vasconcelos, que tem a maior parte de sua economia oriunda do campo. Um importante e fundamental incentivo para os produtores rurais, principalmente para os da agricultura familiar. Este projeto, considerado inovador no município, foi lançado no final do mês de janeiro, e à frente de toda esta implantação, o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Moacyr Oliveira.

Na pauta dos trabalhos a proposta de criação da Associação de Pais e Amigos da Escola da Família Agrícola de Alfredo Vasconcelos, gestão, aplicação e o desenvolvimento da grade curricular do ensino médio e técnico a ser proposto para Escola da Família Agrícola de Alfredo Vasconcelos, o projeto de implantação de unidades demonstrativas, produção de mudas e pesquisas de espécies frutíferas e de produtos agrícolas (PANCS), o projeto de implantação de Unidade Demonstrativa de uso e reuso sustentável de água, na piscicultura e na produção de alimentos e o projeto de implantação de programa de bovinocultura de leite e corte, através de melhoramento genético e acompanhamento técnico.

O município de Alfredo Vasconcelos tem, segundo dados do IBGE, mais de 6 mil habitantes e um perímetro rural com população de 2.300 pessoas e 85% são de médios e pequenos produtores.

 

Fonte: da redação