cidade

EPCAR celebra os seus 72 anos

Publicado dia 25/05/2021 às 00h34min
Desde o ano de 1949 a “Nascente do Poder Aéreo” vem preparando o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira.

A Escola  Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena  completou, no dia 21 de maio, 72 anos de atuação na formação do futuro cadete  aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante mais de sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório  de Cadetes do Ar  (CPCAR). E, celebrando  a data,  a instituição  realizou  na manhã da sexta-feira, 21, no Pátio de Formaturas da Escola, uma solenidade militar onde foram agraciados militares com Medalha Militar de Tempo de Serviço, por haverem completado 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados.  Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a cerimônia contou apenas  com a presença dos agraciados, de oficiais superiores e de alunos do Esquadrão Sabre, único grupamento representante do Corpo de Alunos. Todos os procedimentos  sanitários já adotados contra a propagação da COVID-19 foram mantidos e não foi permitida a presença de público ou de convidados.

Com mais de  20 anos  de  serviço, o Major Aviador  José Adriano Hespanhol é  o atual comandante  do segundo ano do CPCAR, Esquadrão Anhur e foi um dos agraciados com Medalha Militar no grau prata. O militar iniciou sua carreira como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, no ano 2000 e destacou  a importância desta  condecoração  ser recebida justamente  na Organização onde  iniciou sua vida militar, na oportunidade  em que, além de se sentir agradecido pelo reconhecimento, também se torna um exemplo motivacional para os seus alunos. “Ter a oportunidade  de receber  o reconhecimento de 20 anos de serviço, nesta  Escola, onde tudo começou, é gratificante. Além disso, poder utilizar este momento  como um exemplo aos alunos que hoje aqui estão, para que eles vejam e sintam este orgulho e que também desejem isso para suas vidas. Cheguei aqui há 21 anos, um jovem, com um sonho e agora, estar  como Major, na condição de Comandante de Esquadrão, podendo contribuir também com outras vidas e outros oficiais que serão o futuro de nossa Força, me faz muito orgulhoso e muito feliz!”, disse o Major Hespanhol.

Dentre os agraciados, haviam integrantes da EPCAR, do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), unidades que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Uma das representantes do ES-BQ é a Capitão Médica Ana Tércia de Souza Carvalho. Ela foi agraciada com a medalha no grau bronze e, após mais de 11 anos desde sua incorporação, destacou que a carreira militar contribuiu para  que  se  sentisse uma  médica mais completa,  além do  sentimento de  gratidão por  este desenvolvimento profissional e pessoal. “Me sinto muito honrada  por estar  aqui e receber  esta medalha.  Todo  este  tempo  foi  um  aprendizado  a  cada  dia  e  esta  medalha  é  sinônimo  de experiência e de maturidade profissional. Nos adaptamos  com os momentos onde a medicina e o militarismo caminham juntos. Sou agracida por estar aqui e de ter feito um ambiente de trabalho bom, convivendo com várias especialidades médicas, farmacêuticas, dentistas, enfermagem, entre outras, resultando na colaboração de uma equipe multidisciplinar. É raro obter isso de forma tão rápida num ambiente de trabalho. Me sinto uma médica mais completa e sou muito grata a tudo isso”, destacou a militar que é especialista em oftalmologia.

 

Na cerimônia, entre  os militares agraciados, estavam  oficiais,  graduados  e  praças  que receberam  as  medalhas nos  graus  ouro,  prata  e  bronze,  por  haverem  contribuído com seus trabalhos por 30, 20 e 10 anos, respectivamente. A Segundo Sargento Agda Salles da Silva estava entre  os agraciados desta  solenidade. Especialista em administração, a militar tem se esforçado para  agora administrar bem  o seu tempo  como profissional e, também,  como mãe,  visto que recentemente nasceu o seu primeiro filho. Ela elencou estas dificuldades e, emocionada, demonstrou  todo o seu sentimento de gratidão pelo reconhecimento diante todas as dificuldades que  foram  superadas  nestes  mais de  dez  anos  de  serviços prestados.  “Esta medalha e  este momento  são significados de muito esforço e de muita  dedicação ao trabalho.  As vezes pode parecer  que é apenas  uma medalha, mas não é! Cada um é capaz de mensurar  as dificuldades para  chegar  até  este  momento  e, com isso, também  mensurar  o valor e o orgulho que  este momento traduz”, concluiu a graduada.

 

“Aos oficiais, suboficiais, sargentos, cabos e soldados que, atuaram  e atuam diretamente, no cumprimento da missão da Escola durante esses 72 anos. Vocês foram e são aqueles que fazem a missão acontecer,  que efetivamente formam os alunos, preparam  os futuros líderes da Força Aérea e, além disso, entregam  à sociedade jovens com uma sólida formação baseada em valores como patriotismo, profissionalismo, hierarquia, disciplina, integridade e comprometimento, entre outros”, disse o Brigadeiro  Silva Mendes, em um trecho de seu pronunciamento da Ordem do Dia alusiva a data,  destacando  se  sentir honrado  por  ocupar  a cadeira de  Comandante,  além de também  fazer menção  a todos  os comandantes  que  já passaram  pela Escola, aos professores, servidores civis, militares e alunos de todas  as turmas.  Em sua fala, o oficial-general também enalteceu o elo que liga a EPCAR junto a cidade de Barbacena e direcionou palavras aos militares homenageados.  “Não devemos jamais nos esquecer que essa comenda não é simplesmente uma marca da passagem do tempo. É muito mais que isso, pois é o reconhecimento por tudo o que o tempo  representa. E  ele representa a  experiência, o  aprendizado,  a  evolução profissional, a maturidade, a entrega  ao serviço, representa o sacrifício da própria vida. Exatamente aquele sacrifício que todos nós juramos ao iniciarmos nossas carreiras, que nos tira do convívio familiar em vários momentos, que muitas vezes nos impede de voltarmos pra casa ao final do expediente, simplesmente porque a missão não foi cumprida”, enalteceu.

 

Ainda como  parte  das  comemorações  foi publicado, nas  redes  sociais da  EPCAR  e  da NascenTV, um vídeo comemorativo preparado  pelos alunos e com depoimentos do Comandante da Escola e do Líder do Corpo de Alunos.  A fachada histórica do prédio do Comando da Nascente do Poder Aéreo também está com iluminação especial desde a noite de quinta-feira (20/05) e irá até no próximo domingo (23/05).

 

Fonte: Epcar