Outras noticias

Carlos Eduardo Manera recebe o Mérito Industrial da FIEMG

Publicado dia 22/06/2020 às 15h46min
A solenidade marca o reconhecimento da entidade a empresários.

Anualmente, a Federação das Indústrias de Minas Gerais - FIEMG celebra o Dia da Indústria e, em 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, o evento teve um formato diferente. A cerimônia, realizada no dia 19 de junho, na sede da Federação, foi on-line e transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube. A solenidade, que é tradicional no calendário do setor industrial mineiro, marca o reconhecimento da entidade a empresários que, com empreendedorismo e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. 

“Esse é um Dia da Indústria atípico”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, contando que a instituição ponderou a possibilidade de não realizar o evento. “Não podíamos fazer isso devido aos grandes nomes que seriam homenageados”, afirmou. “Temos muito a comemorar e celebrar os empresários que fazem a diferença no estado e no país. Por isso não poderíamos deixar em branco. Vocês, empresários, são o motor do estado, que geram empregos e renda”, afirmou.

Em 2020, o empresário que recebeu a medalha de Industrial do Ano foi Marco Antônio Tonussidiretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente. O empresário também é sócio da holding INSPIRAR Participações, empresa mineira que fabrica ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19. “É com grande surpresa e alegria que recebo a homenagem. Estou representando uma equipe talentosa e meus irmãos, que são parceiros projeto”, afirmou Tonussi, com emoção, pontuando que esse reconhecimento traz também o peso da responsabilidade.

“Em um sábado chuvoso de março senti um desconforto perante os acontecimentos relacionados à pandemia na Itália e o medo da chegada da doença no Brasil. Mas despertei para ação e assim nasceu a gene da Inspirar. Agradeço a Deus, meu guia, por isso”, revelou Tonussi, para os demais empresários que acompanharam o evento on-line: “Nunca desista de seus sonhos”. Atualmente a INSPIRAR Participações tem material para a fabricação de 7,5 mil respiradores, mas existe a possibilidade de aumentar a produção para 12,5 mil. Os respiradores, no momento, estão em fase de testes e documentação na ANVISA, que solicitou também, um relatório médico da usabilidade do equipamento. “A homologação pode sair a qualquer momento”, revelou Tonussi. 

Já o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Luiz Gomes Vieira, recebeu o título de Construtor do Progresso 2020, pela categoria Meio Ambiente. “Estamos vivendo o novo normal, mas isso não tira o simbolismo da data e basta resgatar a história do da indústria e o seu primeiro agraciado, Juscelino Kubitschek. Estamos tentando fazer jus a essa honraria, trabalhando para que o desenvolvimento no estado seja justo e sustentável”, afirmou Vieira.   

Para o secretário, o maior desafio é que o desenvolvimento econômico e social seja feito com bases sustentáveis. "Acredito que só se faz meio ambiente através de pessoas e empresas, que fazem uso de recursos naturais e que conheçam disposições legais para que suas atividades sejam seguras e sustentáveis. Neste momento atual, de grandes dificuldades, temos que combater a pobreza, através da inclusão e do desenvolvimento social, da geração de emprego e renda. É importante darmos condições para que a população mineira tenha melhor qualidade de vida", ressaltou.

O empresário juiz-forano Carlos Eduardo Christino Manera, proprietário da Construtora Europa e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF), foi o representante da Zona da Mata condecorado na ocasião. Ele recebeu a Medalha do Mérito Industrial da FIEMG, juntamente com outros homenageados indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o estado. Para ele, receber o Mérito Industrial da FIEMG foi motivo de orgulho. “Estou muito lisongeado  com tamanha honraria. Essa comenda nos motiva a cada vez mais dar o nosso melhor buscando, além do resultado empresarial , o crescimento e o desenvolvimento de Juiz de Fora e região”, disse.

 

Fonte: Redação