Outras noticias

DTCEA-BQ comemora seu 71° ano de ativação

Publicado dia 21/10/2020 às 01h11min
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena completa 71 anos

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ) completou, no dia 14 de outubro, 71 anos de atuação na execução, eminentemente descentralizada, das atividades operacionais, técnicas e administrativas, diretamente vinculadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), na área definida como de sua responsabilidade. Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), no auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em solenidade militar comemorativa e presidida pelo Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, Comandante da Escola.

O Destacamento desenvolve, dentro outras, as seguintes atividades: serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR). Devido ao atual período de pandemia, as comemorações deste ano não contaram com a realização do tradicional Encontro de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Assistência Social (ENPATEAS), que tem como objetivo conscientizar os militares e servidores civis da Guarnição de Barbacena sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes e, também, acerca do Serviço de Assistência Social da Aeronáutica, através de palestras com temas relacionados ao objetivo do Encontro.

do de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília. Durante a solenidade, foi cantado o Hino Nacional e premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2020, prêmio concedido aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Há cinco anos atuando no Destacamento, o Cabo Leonardo Guilherme Ferreira foi homenageado e disse estar feliz pelo reconhecimento de seus pares de trabalho por haver sido contemplado com esta premiação. “É muito bom saber que o efetivo tem esta visão do meu trabalho, da minha dedicação diária na execução das minhas atividades e que sou reconhecido pelo que faço. Tenho sempre em mente de sempre me dedicar ao máximo e fazer o meu melhor. Esta premiação me engrandece e me motiva a trabalhar sempre melhor”, destacou.

Fonte: Epcar